30.11.05

Pedras no Caminho

A NOSSA VIDA...
"Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que a minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e tornar-se um autor daprópria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis norecôndito da sua alma.
É agradecer a Deus, cada manhã, pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..."(Fernando Pessoa)

26.11.05

As sem-razões do amor (Carlos Drumon de Andrade)

Eu te amo porque te amo.
Não precisas ser amante,e nem sempre sabe sê-lo.
Eu te amo porque te amo.
Amor é estado de graça e com amor não se paga.
Amor é dado de graça, é semeado no vento,na cachoeira, no eclipse.
Amor foge a dicionários e a regulamentos vários.
Eu te amo porque te amo bastante ou demais a mim.
Porque amor não se troca, não se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada, feliz e forte em si mesmo.
Amor é primo da morte, e da morte vencedor, por mais que o matem (e matam) a cada instante de amor.

Carlos Drummond de Andrade

Renascer, renovar ou rejuvenescer

O renascer ou acto de voltar a nascer ou ainda e também uma forma de renovação ou de regresso a outros tempos ou épocas. Renovar, também, no sentido de rejuvenescer

A nossa vida é feita de momentos e tempos, ditos baixos ou altos, de melhor ou pior astral. Quando conseguimos superar os momentos piores então passamos a dar valor àquilo que tivemos de bom e que na época não reconhecêramos como tal..
Sempre foi assim e o ser humano raramente se lembra quando vive momentos bons, que pode também vir a ter momentos piores. E é aqui que vale a capacidade organizativa e previsional da vida, como forma de diminuir o impacto negativo dos momentos piores.

Ele há gente tão arrumadinha, e tão bem prevista, que quando com eles me comparo acabo por me sentir um ser tão vulgar, com seus erros e angústias, e vivendo sempre na incerteza.
Mesmo nas questões de saúde assume importância o cuidado e programação de actos de rastreio, como formas de evitar muitas e desagradáveis surpresas.

Durante a última década e meia vivi a angústia de me ver diminuindo fisicamente pelo avançar de uma doença muscular progressiva e sem cura. Era recomendado que fosse tentando movimentar-me, mas nunca fui aconselhado a fazer um programa de recuperação fisiterapêutico que, segundo os sábios da medicina, iria piorar a situação pois pelo esforço se desgastariam as poucas fibras musculares,

E foi assim que o tempo foi decorrendo, sem qualquer vislumbre de solução médica e em que me via cada vez menos funcional na movimentação das exigências do dia a dia de qualquer ser humano. Há uns quatro anos deixei de ter uma doença de etiologia desconhecida, e passei a ter uma doença genética incapacitante e progressiva, em que o equilíbrio entre as células das fibras musculares, que morrem e as que nascem se desequilibraria a favor das primeiras. Foi um diagnóstico suportado por estudos e observação directa, com olho em directo na célula através de potente microscópio electrónico, e também pelos avanços da medicina, que se desenvolveu mais em uma quinzena de anos que no século todo anterior.

E ganhou forma uma nova maneira de encarar a necessidade da fisioterapia como ajuda a uma melhor funcionalidade, exercendo sobre os músculos sobrantes uma selectiva e cuidada acção de manutenção e crescimento, o que contrariava toda anterior teoria.

Seis meses decorridos após o início de sessões de fisioterapia e hidroterapia, que me esgotavam após cada sessão, vi começarem a aparecer os primeiros resultados, em pequenas tarefas do quotidiano e na minha própria movimentação.

O nível dos progressos adquiridos, tem sido gerador de uma forma de optimismo, que tonifica e ajuda a querer fazer mais e mais, como que a pretender recuperar o tempo perdido. È esta a renovação a que eu me refiro, promissora de que brevemente retornarei a níveis de autonomia anteriores ao aparecimento dos problemas. O estímulo do progresso rejuvenesce e incentiva ao esforço em fazer mais.

O regresso ao passado, com esperança no futuro.