31.5.05

O Lobito - Álvaro de Carvalho e a radiodifusão em Angola

O Lobito foi berço da rádio no sul de Angola, e muitos lobitangas desconhecem estes episódios que fazem parte da história da radiodifusão de angolana. Não pretendo fazer história ou descrevê-la com exacta forma como qualquer episódio deve ser tratado, mas tão-somente dar a conhecer o que se passou.

Depois do início das emissões do Rádio Clube de Angola, em Luanda, um movimento de entusiastas no Lobitos acabou exigindo ao Governo da província apoios equivalentes ao que foram concedidos à rádio luandense. Estávamos na época da segunda guerra, e o entusiasta radioamador Álvaro de Carvalho, CR6AA de seu indicativo, construiu o emissor e foi a partir de sua casa que foram feitas as primeiras emissões. Posteriormente foram feitas novas instalações – o célebre edifício em forma de bolo – e já nos anos sessenta a nova sede na zona da colina.

Para a maioria dos antigos residentes deve ter passada despercebida uma vivenda na Avenida do Império, na esquina do quarteirão seguinte à casa da Purfina, e em frente da casa do caçador Cabral. Naquele exacto local foram feitas as primeiras emissões, com umas antenas montadas entre torres e mastros, que provavelmente ainda lá se encontram. Curiosamente as emissões foram escutadas primeiro no exterior de Angola, devido à frequência utilizada, mas posteriormente passou a trabalhar na banda dos 42 metros e então passou a ser recebida em toda a Angola.

Como sou entusiasta destas coisas do radioamadorismo, embora não tivesse sido meu conhecido, Álvaro de Carvalho sempre foi uma referência, não só por ser detentor do primeiro indicativo oficial, mas também porque a sua entrega à comunidade lobitense, construindo, e colocando em emissão o primeiro equipamento de uma radiofónica no sul de Angola, constitui um exemplo perfeito do cumprimento do preceito do decálogo do radioamadorismo.